Perguntas populares sobre a ViaVerde

Como faço para alterar o cartão de débito associado ao identificador?

Para atualizar o cartão de débito associado, deverá efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:

 

  • Inserir o cartão que pretende associar à sua conta Via Verde
  • Digitar o código pessoal
  • Selecionar sequencialmente as opções Pagamentos e Outros Serviços / Transportes Via Verde / Substituição de Cartão
  • Digitar a referência de pagamento (11 dígitos) que pode encontrar: 1) na sua área reservada em A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores; 2) na carta que acompanhou o envio do seu identificador; 3) no seu cartão de cliente Via Verde
  • Confirmar pressionando tecla verde
  • Guardar o talão comprovativo da substituição de cartão 

O que faço se o semáforo do leitor acender a luz amarela?

Por favor, verifique cada uma das seguintes questões:

1. Se o seu identificador está devidamente associado à matrícula correta. Pode verificar e alterar a matrícula associada ao identificador, veja aqui como fazê-lo.

2. Se o seu identificador está corretamente colado no para-brisas da viatura.

3. Se o seu identificador está corretamente associado a um cartão de débito.
3.1 Caso seja a primeira vez que utiliza o identificador, saiba o que fazer para o ativar.
3.2 Caso não seja a primeira utilização do identificador, saiba o que fazer para alterar o cartão de débito associado ao identificador.

4. Caso não se aplique nenhuma das situações anteriores, poderá verificar qual a situação do seu identificador e forma de resolução no Centro de Mensagens da sua Área Reservada.

Caso necessite, poderá ainda utilizar a nossa linha de apoio 707 500 900 (dias úteis 8h30 — 20h30).

Quais os valores de adesão à Via Verde no canal online?

Na adesão ao serviço Via Verde, através do nosso site, exclusiva para adesões com extrato eletrónico:

— Na modalidade compra, o valor é de 22€

— Na modalidade aluguer, a 1ª anuidade é de 3€ e 7€ nas seguintes, caso mantenha o EE

A opção de adesão com extrato em papel está apenas disponível na rede de lojas Via Verde e parceiros.

Poderá consultar aqui todos os valores de adesão à Via Verde para 2016.

Como posso passar o meu identificador para o nome de outra pessoa?

Por favor siga os seguintes passos: 

  • Fazer o download do documento de alteração de dados 
  • Seguir as instruções de preenchimento 
  • Enviar por correio para o endereço:  

Via Verde Contact  
Quinta da Torre da Aguilha - Edifício Brisa 
2785-599 São Domingos de Rana Portugal 

O novo titular irá receber o novo contrato por correio.

Tenho alguma vantagem por aderir no site Via Verde?

Sim. Tem um desconto promocional por aderir no site e por aderir com extrato eletrónico, no valor total de 6€ na modalidade de compra e 3€ na 1ª anuidade, na modalidade de aluguer, com um período de fidelização de 12 meses.

De que documentação preciso para aderir à Via Verde?

Para que o processo de adesão seja rápido e eficaz, deverá ter presentes os seguintes elementos:

  • Livrete da viatura (ou documento equivalente)
  • NIF (Número de Identificação Fiscal)
  • Carimbo e/ou certidão comercial (no caso de cliente empresarial)
  • Método de pagamento (numerário, cheque, Multibanco)
  • Comprovativo de morada (no caso de envio de proposta de adesão)

Como faço para ativar o identificador?

Se fizer uma adesão online, deverá efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:

  • Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
  • Digitar o código pessoal
  • Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde Ativação
  • Digitar a referência que recebeu por correio (11 dígitos)
  • Confirmar pressionando a tecla verde
  • Guardar o comprovativo da validação do identificador   

Se aderir numa loja Via Verde, a ativação é feita na hora.
Caso pretenda associar um cartão não bancário, deverá solicitá-lo à respetiva entidade emissora dos cartões.

Qual é a forma mais rápida de aderir à Via Verde?

A forma mais célere e cómoda de aderir à Via Verde é através da adesão online.

Basta aceder ao site da Via Verde .

Preencha os dados solicitados, escolha a modalidade que quer associar ao identificador (aluguer ou compra) e no prazo de 48 horas receberá o identificador na morada indicada.

Que classes de portagem são aplicadas em Espanha?

Em Espanha, a classificação de viaturas é diferente de Portugal.

 

Na maioria das autoestradas espanholas, vigora a seguinte classificação para efeitos de aplicação de portagem:

 

  • Ligeiros
  • Pesados 1
  • Pesados 2

 

No entanto, com o alargamento do projeto de Interoperabilidade a outras autoestradas em Espanha, poderão existir outros critérios de classificação.

O que é o serviço Via Verde Traveller?

O Via Verde Traveller é um serviço que permite pagar automaticamente, de forma rápida e cómoda, taxas de portagem em determinadas autoestradas em Espanha. Se é aderente, deverá utilizar as vias de pagamento eletrónicas assinaladas para o efeito (símbolo Via T).

O Via Verde Traveller tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha.

O processo de adesão ao serviço Via Verde Traveller é gratuito?

Na fase inicial de lançamento do serviço, não haverá lugar ao pagamento de quaisquer comissões relacionadas com passagens nas autoestradas espanholas que participam no projeto de Interoperabilidade.

Após a fase inicial, apenas poderão usufruir do Via Verde Traveller os clientes que tenham subscrito formalmente o serviço, podendo ser cobradas comissões. O valor será o que em cada momento se encontrar em vigor na Tabela de Preços Via Verde válidos para 2016.

O serviço Via Verde no McDrive® está disponível em todos os restaurantes?

Não. Atualmente o serviço está disponível nos seguintes restaurantes McDonald’s:

 

  • Restaurante de Vila do Conde
  • Restaurante da Circunvalação
  • Restaurante Gaia Drive
  • Restaurante da Abóboda
  • Restaurante da Padre Cruz
  • Restaurante de Carnaxide
  • Restaurante de Birre
  • Restaurante de Oeiras mar
  • Restaurante do Restelo
  • Restaurante da Charneca da Caparica
  • Restaurante Setúbal Drive

Fui faturado 2 vezes por ter usado 2 identificadores dentro da viatura. O que devo fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto. 

 

Ao submeter a sua exposição, agradecemos que nos indique o período concreto em que a situação ocorreu, sendo necessário anexar cópia dos respetivos extratos/ recibo, caso se trate de passagens ocorridas há mais de 180 dias. 

 

Alertamos para o facto de apenas dever ser utilizado um identificador na viatura, uma vez que a utilização de mais do que um identificador pode originar débitos indevidos.

Preencher o formulário

Foram-me debitadas passagens que não realizei. O que devo fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto. 

 

Ao submeter a sua exposição, agradecemos que anexe cópia dos respetivos extratos/ recibo, com as respetivas passagens identificadas.

Preencher o formulário

Fui indevidamente taxado por uma passagem em Espanha. O que devo fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto. 

 

Ao submeter a sua exposição, agradecemos que anexe cópia do respetivo comprovativo de pagamento.

Preencher o formulário

Não consegui efetuar o pagamento nas portagens automáticas (e-toll). O que devo fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que nos envie uma descrição detalhada do seu caso concreto. 

 

Verifique se tem em seu poder o talão emitido na portagem. Deverá fornecer o código alfanumérico disponibilizado na mensagem de rodapé. 

 

Em caso de reembolso, verifique se tem em seu poder os seus dados bancários.

Preencher o formulário

O que é a faturação repartida?

A faturação repartida é uma solução pensada para empresas, que permite a associação de 1 identificador a 2 cartões de débito distintos. 

 

Assim, é possível distinguir entre cliente (titular) e utilizador, repartindo o pagamento por tipo de utilização:

 

  • Profissional
  • Pessoal

Saiba mais sobre identificadores fazendo login na sua área pessoal (A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores)

Como faço para aderir à faturação repartida?

Poderá aderir à Faturação Repartida através do site www.viaverde.pt, após login em A minha Via Verde.

Em caso de dúvida, poderá contactar a Linha de Apoio ao Cliente 707 500 900 (dias úteis, das 08h30 às 20h30).

Escritório (1) Praceta Ambrósio Andrade 11 A
2530-108 Lourinha, Portugal
Tel: 261 419 121 Fax: 261 419 123
[Chamada para a rede fixa nacional (Portugal)]

Telm: 917 570 520 - 917 570 512
[Chamada para a rede móvel nacional (Portugal)]



Escritório (2) AV Padre Doutor Raul Sarreira
Nº91 2560-127 Ponte do Rol, Portugal
Tel: 261 332 192 Fax: 261 332 192
[Chamada para a rede fixa nacional (Portugal)]

Telm: 917 570 520 - 917 570 541
[Chamada para a rede móvel nacional (Portugal)]

Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


[ As linhas telefónicas para contacto do consumidor disponibilizadas neste sitio, cumprem a lei, aprovada pelo Decreto-Lei nº 59/2021, de 14 de julho ]

Possuímos grande experiência na área de Serviços: Alfândega, IMTT, Conservatória do registo Automóvel, renovação de cartas, Seguros, entre outros.
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